domingo, 4 de abril de 2010

Queen no Morumbi em 1981! Eu estava lá!


Bom dia de Páscoa à todos. O texto abaixo não é meu, é de Altair Freitas . Mas os sentimentos , a emoção são minhas .. também!!!

Esta semana me dediquei a escarafunchar as antiguidades rockeiras! E eis que para minha imensa e grata surpresa me defrontei com a histórica apresentação do Queen em São Paulo, no Morumbi, em março de 1981! E eu estava lá! Vi ao vivo, em cores, aromas e sabores!

Foi um acontecimento! Naquela época o Brasil ainda não estava na rota permanente dos grandes shows como acontece hoje. Era raro recebermos os grandes artistas internacionais no auge do seu sucesso. Antes do Queen, do que me recordo, haviam passado por aqui Alice Cooper, Rick Wakeman e memória vai ficando por aí. Portanto, a turnê do Queen em 1981 era raridade total.

Evidente que os preparativos para o show foram muito alardeados. Fila homéricas para comprar os ingressos que foram postos à venda que se esgotaram rapidamente. No Morumbi naquela noite estavam presentes quase 200 mil fãs, que tornaram a apresentação absolutamente memorável. O trânsito para chegar ao morumbi, só para variar, era caótico. Mas tudo valeu a pena. Foi uma noite perfeita e ela jamais sairá da memória. Revendo os vídeos abaixo, cada cena significativa daquela noite memorável voltou com força, como se tivessem acontecido esta noite.

Na época, a cobertura da imprensa focava muito na questão da homosexualidade do Fredie Mercurie. Mas quem estava preocupado com quem e como ele se relacionava? Todos estavam ali para se divertir ouvindo os sucessos que abundavam as nossas rádios desde meados dos anos 70 quando os primeiros LPs da banda começaram a circular por aqui. Vocais e instrumentais inovadores, uma mistura de rock com ópera e quatro pessoas absolutamente brilhantes no palco. Era isso o que nos interessava. Era isso o que queríamos. E foi o que tivemos naquela noite.

Antes do início da apresentação o público foi brindado com uma seleção de clássicos do rock e a última música antes das luzes serem apagadas para a entrada do Queen foi Baba O' Rilley do The Who. Seu teclado hipnótico ficou indelevelmente marcado na memória e toda vez que ouço essa música é como se me transportasse àqueles instantes finais antes da apoteótica entrada de Fredie Mercurie, Brian May, Roger Taylor e John Deacon. Quanto ao show, bem, era um show do Queen afinal de contas e tudo o mais ficou irrelevante. Memorável sob todos os aspectos, durante as quase duas horas de apresentação, o tempo parou e ficou criogenicamente congelado na memória! Felizmente hoje temos o Youtube e almas caridosas que postam essas coisas lá!

Hoje, revendo alguns instantes daquele show, pude também fazer uma pequena retrospectiva da minha vida de lá para cá. Cenas, passagens, lembranças, pessoas que vieram e se foram. Pessoas que permanecem. Situações de vida que se transformaram, gostos que mudaram e outros que continuam absolutamente os mesmos. Quase trinta anos se passaram e mesmo assim, depois de tanto tempo, ainda consigo sentir emoção ao lembrar os momentos e rever a Rainha reinando absoluta sobre os súditos tupiniquins daquela época.

Vale a pena assistir ao primeiro vídeo, com a cobertura feita ao vivo pelo Nelson Mota direto do gramado, entrevistando os fãs e até um sorveteiro. O segundo vídeo é uma rápida passagem de som com o baterista Roger Taylor esquentando as peles da bateria com um jornalista (provavelmente) argentino comentando.

http://www.youtube.com/watch?v=GctA8Q3CwU4&feature=player_embedded#
http://www.youtube.com/watch?v=ToI_BqS4vuc&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=P4jXyHTkUAM&feature=player_embedded



É ISSO PESSOAS.. NINGUÉM TIRA DE MIM!! EU VI FREDDIE AO VIVO POR 4 VEWZES, EU ESTIVE COM ELE , TOQUEI NELE, FALEI COM ELE.. ENTÃO CALEM SUAS BOQUINHAS DE FANS DE NET.. QUE VIVEM ARROTANDO ALGO QUE NUNCA EXPERIMENTARAM...




http://palavrasaotempo.blogspot.com/2010/04/arqueologia-musical-queen-no-morumbi-em.html

Um comentário:

  1. Quem me dera estar nesse show ao vivo! Que inveja (numa boa)! Eu ainda não tinha idade para estar lá, mas assisti tuudo pela TV, não perdi nada e foi ai que minha historia com o Queen começou. E ainda me arrepio quando vou no you tube e assistio Love of My Life e aquela multidão toda cantando e o Freddie só admirando...Pena que não lançaram um vídeo completo do show e só conseguimos ver algumas partes. Isso seria tão bom para quem viu recordar! E para os mais novos, eles só comprovariam o grandioso show que nos brasileiros tivemos o prazer de assistir.

    ResponderExcluir