quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REVISTA ROLLING STONES; “AS 500 MAIORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS”



A introdução desta edição especial foi feita por Jay-Z:
 Uma grande música não tenta ser nada – simplesmente é.
Quando você ouve uma grande  música, consegue pensar onde estava a 1ª vez que a escutou, os sons, os cheiros. Ela pega as emoções de um momento e as guarda durante anos, transcende o tempo.
Uma grande música tem todos os elementos principais – melodia, emoção, uma afirmação forte que se torna parte do vocabulário e uma ótima produção. Pense em Bohemian Rhapsody do Queen. Essa música tinha tudo – melodias diferentes, ópera, R & B rock – explorou todos esses gêneros diferentes de uma maneira autêntica, que parecia natural.
......... Quando  se pode ouvir o que um compositor está tentando fazer, é como assistir a um dançarino e vê-lo contar os passos.
A música é emocional ( .....) Só quando uma frase fica grudada na cabeça como uma ótima melodia e se torna parte da cultura cotidiana, é quando pode se tornar algo grande.......è aí que você sabe que cumpriu sua tarefa.
A lista definitiva criada pelos editores da R.S. e por um grupo de especialistas do ramo musical, tem ainda o TOP 10 de alguns artistas e/ou especialistas. Também há explicações de como foram feitas as listas ou listagem, os números que aparecem referentes á tempo do top 10, e ainda curiosidades como  a música mais longa, a mais curta, etc... e comentários.
 Bem, após as devidas apresentações e/ou introduções vamos a listagem propriamente dita:
Música que ocupa o 1º lugar: Like a Rolling Stone..
No 166º lugar : Bohemian Rhapsody
Compositor Freddie Mercury
Produtor: Roy T. Baker
 Lançamento novembro/1975 – Elektra
 De acordo com Brian May, todos na banda ficaram confusos quando Mercury trouxe o rascunho desta suíte em 4 partes. Isso mesmo antes do vocalista contar :
“ Aqui é onde as partes de ópera entram”
A gravação foi tão castigada pelo registro dos múltiplos “ scaramouches” e “ fandangos” que algumas fitas tornaram-se virtualmente transparentes por causa dos incontroláveis overdubs.
A música ficou 24 semanas no top.
Nº 338 – We will rock you
Compositores: Brian May / Mike Stone
Produtor : Queen
Lançamento : outubro/1977 – Elektra
14 semanas no Top
Em 1977, Sid Vicius entrou no estúdio de gravação errado e se deparou com Freddie Mercury sentado ao piano:
“ Ainda trazendo balé para as massas, não?!”Zombou Vicius.
“ Ah, sim meu caro senhor Feroz”, respondeu Freddie..... “ Fazemos o melhor que podemos”.
O Queen logo superou os punks com este sucesso de batidas de pés e exército conquistador, o lado B de “ We are the champions”.
Bem, em relação `a banda Queen somente estas 2 músicas são citadas nesta listagem de 500 melhores, o que para nós fãs da banda é no mínimo, um grande erro pois a banda tem uma discografia já elogiada por músicos, produtores e pessoas ligadas ao meio musical.
 Também, me espantei ou poderia até dizer, fiquei curiosa  em relação ao fato de hits pops atuais como Umbrella da Rihanna.... ficar no topo desta listagem.. enquanto outras grandes bandas e artistas não tiveram o destaque merecido.
Pode ser apenas um comentário de uma simples fã, que pouco ou nada entende de música, mas como público, como ouvinte e claro como apreciadora de boa música, sem conhecimento musical, mas com bom senso acredita que além dos 162 escolhidos para fazer a listagem entre jornalistas, produtores, artistas, executivos da área, etc.. faltou um integrante essencial: o público.. e ainda acrescentaria.. músicos profissionais.
 Mas vale aqui ler o material desta edição especial e dar sua opinião.....



Um comentário: